Síndrome Metabólica: Excesso de Peso, Diabetes, Hipertensão Arterial, Colesterol Alto

A Síndrome Metabólica é a combinação da Obesidade, Hipertensão Arterial, Diabetes e Colesterol Alto que colabora para aumentar o risco de outras doenças como o Infarto do Coração e o Derrame Cerebral que são as principais causas de mortalidade nos dias de hoje.
Estudo concluíram que a Síndrome Metabólica pode causar problemas hormonais, isto porque pacientes obesos possuem muita gordura visceral. Esse tipo de gordura causa resistência à ação da insulina levando ao Diabetes e a Hipertensão Arterial.
Com a presença de gordura abdominal, o corpo começa a recusar a ação da insulina, que aumenta na circulação provocando a resistência a insulina, ou seja o pré diabetes. A insulina elevada provoca a diminuição da produção de Testosterona.
A gordura na barriga também promove a transformação da testosterona em outros tipos de hormônios prejudiciais a saúde e diminuindo ainda mais a sua produção.
Estudos Internacionais mostram que a queda dos níveis de testosterona não está associado só ao avanço da idade, mas também a Síndrome Metabólica.
Ao mesmo tempo, descobriu-se que a testosterona pode ter impacto muito favorável na distribuição da massa óssea, massa muscular e provocando a perda de gordura corporal melhorando a secreção da insulina da pressão arterial e do diabetes.
A Síndrome Metabólica pode levar a deficiência de testosterona e a deficiência de testosterona pode levar a Síndrome Metabólica, gerando um círculo vicioso. Mas a terapia hormonal, combinada com uma dieta balanceada e práticas de atividade física regular resulta no alívio dos sintomas e controle da Síndroma Metabólica.
Os pacientes diagnosticado com a Síndrome Metabólica devem fazer os exames regulares para verificar seus níveis hormonais, de colesterol, glicemia, níveis de pressão arterial. E claro, perder peso e praticar atividade física para reduzir a gordural abdominal.

Médico Cirurgião Geral, Presidente da OMB – Ordem dos Médicos do Brasil.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!